Jerome Cadier volta a falar sobre o assunto após fala do Abhi Shah, presidente da Azul. Veja na íntegra!
O Fórum PANROTAS é reconhecido como um dos mais importantes e estratégicos eventos para a indústria de Viagens e Turismo no Brasil. No evento, diversos nomes importantes das principais empresas do setor participam.
Na 19ª edição que aconteceu em 2022, algumas falas do Jerome Cadier, presidente da Latam, também conhecido pelo “escândalo da OPA Multiplus na bolsa de valores” tiveram muita repercussão.
Na ocasião, Jerome falou sobre dois assuntos polêmicos: o despacho gratuito de bagagem e o comércio paralelo de milhas. Sem papas na língua, o executivo disse repudiar a franquia grátis de malas e que a venda de milhas é um “câncer” na aviação.
“A Latam tem trabalhado no caminho de eliminar esse mercado de milhas, que é um câncer. Até este ano, deixamos esse câncer adormecido, mas precisamos eliminá-lo!”
Esse assunto voltou à tona em meados de 2022 quando outro assunto polêmico surgiu: a suspensão e banimento de contas nos programas de fidelidade das cias aéreas. Além da Latampass, os outros dois grandes programas de fidelidade nacionais, Smiles e Tudo Azul, também começaram a notificar seus clientes:
Tudo Azul
“A Azul informa que alguns clientes participantes do TudoAzul tiveram suas contas temporariamente suspensas após a companhia constatar movimentações contrárias ao regulamento de seu programa de fidelidade. A companhia destaca que desde o mês de maio vem notificando clientes que estejam agindo em desacordo com as regras do programa e que, após constatar reincidências, aplicou as penalidades previstas. O regulamento completo está disponível para consulta em www.tudoazul.voeazul.com.br.”
Smiles
“A Smiles informa que suspendeu temporariamente as contas de alguns participantes, após observar ações em sua plataforma que estão em desacordo com o regulamento do programa de fidelidade.
A medida, que terá duração de 90 dias, tem como objetivo alertar os participantes Smiles sobre o uso indevido do programa. As viagens futuras já quitadas não sofrerão alterações e os clientes poderão contar com o suporte do time de atendimento. O regulamento completo da Smiles está disponível para consulta no site: https://www.smiles.com.br/regulamento-do-programa-smiles-01”
Na edição deste ano, especial de 20 anos do fórum Panrotas, o assunto foi retomado durante a entrevista com o Jerome da Latam mas antes dele, também com o Abhi Shah, atual presidente da Azul.
Quando perguntado sobre o Mercado de Milhas, Abhi respondeu que este “só existe no Brasil e é negativo para o cliente.” Disse ainda que estariam bloqueando as contas que compartilham senhas com terceiros (leia-se hotmilhas e maxmilhas).
Ambos mencionaram a ilegalidade do comércio das milhas e as disputas judiciais, que vieram à tona por conta de outro assunto que gerou muita repercussão.
Processos esses que segundo o Jerome, geram custo para a cia aérea que são repassados ao cliente final no preço da passagem. R$ 10,00 de cada passagem são para pagar indenizações e processos judiciais da companhia, que segundo ele, apesar de ter apenas 55% das operações no Brasil, o país concentra a maior parte das disputas judiciais.
Estamos preparando um material completo sobre todo o Mercado das Milhas que vai mudar a forma como você consome, gasta, paga, viaja e ganha dinheiro!
Copyright © Mercado das Milhas
Criado por Enigma Soluções em Tecnologia